Menu Principal

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Bacalhau à Gomes Sá

Para começar vou falar da origem deste prato bem português:

"Alguns pratos tradicionais da culinária recebem o nome de seus criadores: esse é o caso do bacalhau à Gomes de Sá, receita tradicional em Portugal deste peixe, da autoria de José Luís Gomes de Sá Júnior, que nasceu no Porto a 7 de Fevereiro de 1851 e que faleceu no ano de 19261 . Negociante de bacalhau, sediou o seu negócio num armazém da Rua do Muro dos Bacalhoeiros, na Ribeira do Porto, tendo vendido a receita ao seu colega e amigo João, cozinheiro do Restaurante Lisbonense, localizado na Travessa dos Congregados, na cidade do Porto. A receita original propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas amaciadas em leite durante cerca de uma hora meia a duas horas e que seja cozinhado com azeite, alho, cebola, acompanhado com azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.

Este é um prato originário e típico da cidade do Porto , que é a capital da região Norte de Portugal, muito apreciado pelo seu sabor e requinte, normalmente acompanhado com Vinho verde tinto ou Vinho do Douro tinto. É de preparação simples e relativamente rápida.

Por ser muito apreciado, é um prato que tem também impacto em todo o território português, bem como no Brasil, visto que o Brasil foi povoado, estruturalmente, por portugueses da região Norte de Portugal, de tal modo que este prato e outros pratos de bacalhau-do-atlântico (Gadus morhua) são consumidos e muito apreciados no Brasil (em que o azeite também é um componente omnipresente nessas receitas gastronómicas de bacalhau), como herança cultural das povoações do Norte de Portugal que permaneceu, até à contemporaneidade, no Brasil. Por essa razão, o Consul do Brasil no Porto, em 1988, João Frank da Costa, decidiu homenagear o criador da receita, José Luís Gomes de Sá Júnior, mandando colocar uma placa na parede da casa onde nasceu, na Rua do Muro dos Bacalhoeiros. Em vários mercados do Brasil, o bacalhau é vendido como Bacalhau do Porto, devido a esta história relacionada com o Bacalhau à Gomes de Sá, o que, muitas vezes, confunde as pessoas, que acabam por pensar que o bacalhau é pescado no Porto .

O bacalhau à Gomes de Sá foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa, o que revela a sua grande importância para a culinária portuguesa, bem como o seu valor gastronómico em Portugal."
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


  • 650g de bacalhau
  • 6 a 7 batatas médias
  • 6 ovos
  • azeitonas qb
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola cortada em meias luas
  • azeite qb
  • sal
Comecei por cozer o bacalhau em leite, mas podem cozer em água, durante 1 hora para estar bem macio. 
Entretanto cortei as batatas e cozias com um pouco de sal juntamente com os ovos.

Num tacho coloquem o azeite, a cebola e os alhos e deixem apurar um pouco, sem queimar. quando o bacalhau esteja cozido desfiem-no e retirem as espinhas e peles e juntem ao azeite com a cebola e o alho.

Cortar as batatas e os ovos aos cubos e juntem ao bacalhau. Coloquem o preparado num recipiente de ir ao forno, coloquem as azeitonas por cima e deixem por aproximadamente 25 minutos ou até ganhar cor.




 Bom apetite:)

Sem comentários:

Enviar um comentário